FILOSOFIA FEMINISTA

A versão online do curso, que tem duração de 2 horas e é dividido em partes de aproximadamente 20 minutos, discute em que sentido o feminismo pode ser uma filosofia capaz de criticar, modificar e renovar nosso cenário epistemológico. Ao abordar a história do feminismo filosófico e da filosofia feminista, a professora doutora Marcia Tiburi conta tanto a história do pensamento sexista quanto a do pensamento feito por mulheres.

Conteúdo do curso

Assista ao curso e melhore o seu repertório cultural e filosófico


R$ 220,00
Sobre os Instrutores
FILOSOFIA FEMINISTA com Marcia Tiburi

Profa. Dra. Marcia Tiburi

Profa. Dra. Marcia Tiburi

Mestre e Doutora em filosofia. É professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie e colunista da Revista CULT. Autora de diversos livros de filosofia e de literatura, entre eles "Filosofia em Comum" (Record), "Filosofia Brincante" (Record); dos romances "Magnólia" (Bertrand Brasil), "A Mulher de Costas" (Bertrand Brasil), "O Manto" (Record) e do ensaio "Olho de Vidro – A Televisão e o Estado de Exceção da Imagem" (Record).

Alguma dúvida?

Entre em contato conosco.

atendimento@espacorevistacult.com.br

Quem somos

ESPAÇO CULT


Uma escola livre dedicada ao prazer do conhecimento. Um espaço para pessoas que sentem necessidade de expandir o repertório cultural ou aperfeiçoar a formação profissional, orientadas pelo rigor de especialistas. A programação de cursos online é dividida em núcleos:

Altos estudos
Dedica-se ao exame crítico de temas ligados ao mundo da arte, comunicação, cultura, educação, filosofia e psicanálise. É estruturado para atender àqueles que têm sólida formação cultural e desejam ampliar seus conhecimentos. Os cursos são ministrados por mestres brasileiros de notória carreira acadêmica. Pela natureza de suas atividades, possibilita aos frequentadores oportunidades de contato direto com pesquisadores, docentes e pensadores com ideias e propostas relevantes para a compreensão do mundo e para o desenvolvimento sociocultural do país.       

Comunicação 
Com programação destinada à instrumentalização e à especialização profissional, o Núcleo de Comunicação oferece cursos e workshops com o objetivo de capacitar os alunos para o exercício do jornalismo e da comunicação em vários segmentos. Os professores lecionam nas melhores instituições de ensino do país ou possuem sólida carreira jornalística nos principais veículos de comunicação do país. A programação é especialmente elaborada para estudantes e graduados.  

Editoração
Também destinado à especialização profissional, o Núcleo de Editoração oferece cursos, palestras e oficinas com o objetivo de capacitar os alunos para a edição e publicação de livros independentes, assim como para o trabalho direto com editoras. Os palestrantes são professores universitários e profissionais das princiapis editoras de livros do país. Sua programação é elaborada para estudantes e graduados.

 

 

O que o aluno aprenderá com o curso

Capítulos do curso:

- Introdução: O que é feminismo filosófico e o surgimento da filosofia feminista

- A questão do patriarcado; a natureza feminina; feminismo e machismo entre os gregos – Safo, Platão e Aristóteles e Eros

- História da configuração do conceito de natureza; A filosofia medieval e as primeiras feministas

- O feminismo na história - Olympe de Gouges, Mary Wollstonecraft e Nisia Floresta

- Simone de Beauvoir - O segundo sexo

- Judith Butler e o corpo abjeto